12/04/2023 – 10:30  

Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Iluminação especial na fachada do Congresso Nacional

A fachada do Congresso Nacional está iluminada nas cores verde e vermelha em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. A iluminação atende a solicitação do Senado Federal.

A doença neurológica afeta os movimentos da pessoa, causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. Ocorre por causa da degeneração das células responsáveis pela produção da dopamina, um neurotransmissor que leva informações do cérebro para as várias partes do corpo.

O diagnóstico da doença é feito com base na história clínica do paciente e no exame neurológico. Não há nenhum teste específico para o seu diagnóstico ou para a sua prevenção.

O aumento gradual dos tremores, maior lentidão de movimentos, caminhadas  arrastando os pés e postura inclinada para frente são os principais sintomas apresentados por quem é acometido pela doença. O tremor afeta os dedos ou as mãos, mas pode também atingir o queixo, a cabeça ou os pés. Pode ocorrer em apenas um lado do corpo ou em ambos.

A doença não tem cura, mas pode ser tratada com o combate aos sintomas e o retardamento do seu progresso, mediante o uso de medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e até cirurgia, em alguns casos.

Da Redação – RL