Nova presidente de Conselho de Comunicação da Câmara planeja retomada dos trabalhos do órgão – Notícias

14/04/2023 – 12:40  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Any Ortiz quer discutir a participação da sociedade na política de comunicação da Casa

A deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), indicada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL) para o comando do Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, planeja se reunir com outros integrantes do colegiado para elaborar um plano de trabalho e discutir a participação da sociedade no grupo. 

Ela ressalta que as atividades do órgão foram paralisadas por causa da pandemia, e agora o momento é de retomada. “Quero me reunir com os demais secretários [de comunicação] para tratar sobre um plano de ação e reiniciar os trabalhos do conselho”, afirma. “Temos grande expectativa de atender a toda parte da comunicação da Câmara com a sociedade.”

O conselho consultivo foi criado em 2019 para propor como a Câmara deve se comunicar com a população. Ele está vinculado à presidência da Casa. É composto por 5 deputados, 1 servidor e 4 representantes da sociedade civil, escolhidos por consulta pública, a partir de lista composta pela indicação de entidades da sociedade civil. 

Pluralidade
Cabe ao conselho zelar pelo respeito à diversidade de opiniões e à pluralidade partidária na TV Câmara, na Rádio Câmara, nas notícias publicadas no portal da internet e nas contas da Câmara nas redes sociais. 

O colegiado também cuida para que esses serviços respeitem os direitos das pessoas e ofereçam informações precisas sobre os temas em debate no Parlamento e o efeito das atividades da Casa na vida dos cidadãos.

O Conselho Consultivo de Comunicação Social foi instalado pelo ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ). Na ocasião, ele afirmou que esperava melhorar o relacionamento da Casa com a sociedade e combater notícias falsas.

Reportagem – Paula Bittar
Edição – Marcelo Oliveira

Blogs Parceiros