Apesar de tudo caminhar para que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), defina quem será o presidente da CPMI dos atos de 08 de janeiro, o autor da proposição assegura que vai brigar pela presidência.

O deputado André Fernandes (PL-CE), que além de propor sempre defendeu a CPMI, assegura que vai brigar pela presidência, uma vez que a relatoria ficará com um senador.

“Não só vou participar da CPMI do 8 de janeiro como disputarei a presidência. Apesar de não ser regimental, a praxe do autor ter preferência, tirando as raras exceções onde houve acordo, sempre valeu. Agradeço o apoio do presidente PL, Valdemar Costa, que não aceita que casuísmos e manobras me tirem esse direito. Não sou réu, tampouco condenado, por NADA. Como disse o ex-ministro do STF Celso de Mello no MS24831-DF, o direito da minoria em CPIs deve ser respeitado”, destacou André Fernandes.

A CPMI deve ter os nomes definidos na próxima semana e a expectativa grande é para saber não só quais parlamentares estarão compondo a comissão, mas quem será o presidente e relator.

Para a relatoria, o PT tem trabalhado para que seja o senador Renan Calheiros (MDB-AL), já para a presidência da CPMI, Arthur Lira já está no “plano C” e ainda não conseguiu emplacar um nome, principalmente depois da desistência do deputado André Fufuca (PP-MA).

É aguardar e conferir.