Por Carlos Brandão

O Maranhão é feito por gente que acredita em suas potencialidades. Para os próximos quatro anos, vamos com boas perspectivas, principalmente pelo atual momento do país que, sob novo comando no governo federal, está mais próximo do povo e dando real valor aos Estados.

Nossa proximidade com a atual gestão do Brasil – aliada a muito planejamento, segurança jurídica, trabalho constante e à harmonia que existe entre governo, sociedade, classe política e os poderes constituídos – nos dá a confiança em conseguirmos executar muitos projetos estruturantes no Maranhão.

Nossa infraestrutura, que pode ser otimizada a partir da integração logística em todo o território, é um grande trunfo. Utilizando nossas rodovias, ferrovias e portos, será possível facilitar o escoamento da produção do estado e diminuir custos, tornando os produtos maranhenses mais competitivos dentro e fora do país.

Por tudo que já citei, desde o início do governo anunciamos geração de emprego e renda como um dos eixos principais de nossa gestão. Não à toa, continuamos apresentando saldo positivo na relação admissão/demissão dos empregos formais. Agora, em março, alcançamos o terceiro melhor resultado do Nordeste; e também temos uma das menores taxas de desocupação do Nordeste – a menor desde o quarto trimestre de 2015. Estamos satisfeitos? Ainda não, claro. Mas também é verdade que seguimos no caminho certo. Fazemos uma gestão focada no trabalho.

Alcançar o que queremos significa avançar em muitos aspectos, principalmente no que diz respeito ao nosso ambiente de negócios. Gerar novos empregos faz parte de um processo que passa pelo incentivo ao empreendedorismo, pelo fortalecimento de nossas vocações produtivas e pela atração de investidores que se estabeleçam no território maranhense. Pensamos grande e estamos ajustando práticas para facilitar a vida de quem quer empreender. Hoje, no Maranhão, o tempo para registro de uma empresa é, em média, de apenas 47 minutos – o mais rápido do Brasil.

Tudo que fazemos é pensando na chegada de novos trabalhadores ao mercado de trabalho. Seja com a ampliação de espaços públicos, seja com a recuperação de rodovias ou mesmo a implantação de programas sociais. Sempre analisamos o quanto a ação trará ganhos financeiros às famílias maranhenses.

Como já escrevi, temos a missão de impulsionar a geração de empregos que, para nosso governo, é o melhor programa social que podemos executar. Levar comida para a mesa de sua família é condição básica para qualquer cidadã ou cidadão. E é o trabalho que permite isso. Por isso, vamos continuar implementando políticas públicas que reduzam a burocracia para quem quer investir; ao mesmo tempo em que seguiremos oferecendo uma educação de qualidade aos nossos jovens, futuros profissionais, preparando-os para o mercado.

Temos a certeza de que, com a dedicação que nossa equipe está entregando e com todo o potencial que temos, vamos continuar construindo histórias de maranhenses que acreditam em um estado que valoriza a força do trabalho como agente transformador da sociedade.

Neste 1° de Maio, a você, trabalhadora e trabalhador, fica aqui o nosso agradecimento por ser a força motriz que realmente impulsiona a economia de nosso estado. Sabemos que, às vezes, pode ser difícil lidar com as pressões e desafios da labuta. Mas é importante lembrar de que seu esforço e determinação estão fazendo uma grande diferença. Você é uma parte vital de tudo que construímos. O Maranhão agradece.

Feliz Dia da Trabalhadora e do Trabalhador!