Câmara tem iluminação laranja em campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes – Notícias

15/05/2023 – 20:54  

Pierre Triboli/Câmara dos Deputados

Cúpula da Câmara tem iluminação especial ao longo da semana

A Câmara dos Deputados tem a cúpula iluminada de laranja nesta semana (de 15 a 19 de maio) como parte das ações da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Criada pela Lei 14.432/22, a campanha, conhecida como Maio Laranja, tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infantojuvenil brasileira. O tema deste ano é “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”.

As ações são desenvolvidas no âmbito do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio). A data foi criada em memória à menina Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973.

Durante todo o mês são realizados, além da iluminação de prédios públicos, eventos, palestras, atividades educativas e a veiculação de informações sobre a prevenção e o combate à exploração sexual infantil. A campanha é coordenada pela Secretaria Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Denúncias
As denúncias de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas nos seguintes canais:

  • Disque 100 – Disque Direitos Humanos, por meio de ligação gratuita;
  • aplicativo Direitos Humanos Brasil;
  • página da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos;
  • WhatsApp no número (61) 99611-0100, por onde podem ser enviadas mensagens de texto, áudios, fotos e arquivos multimídia e links ou URLs; e
  • Telegram, digitando “Direitoshumanosbrasilbot” na busca do aplicativo (após uma mensagem automática, o cidadão será atendido por uma pessoa da equipe da central única dos serviços).

O serviço também dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

Blogs Parceiros