Prefeitura diz que atraso salarial é culpa de servidores que não foram se cadastrar

A Prefeitura de Anapurus, Vanderly Monteles, culpou os servidores municipais por atraso salarial de mais de 3 meses.

Em nota enviada ao Blog do Neto Ferreira, o Executivo afirmou que os funcionários não fizeram a regularização bancária e por isso não estão recebendo o salário.

Leia nota abaixo:

Em primeiro lugar, é falsa a afirmação de que existem servidores públicos municipais para 3 (três) meses de salários atrasados. Como tem sido uma marca desde o início do primeiro ano de mandato da prefeita Professora Vanderly, os servidores públicos municipais têm recebidos seus proventos em dia.

Ocorre que, em virtude da recente mudança de instituição bancária que gerencia os pagamentos dos servidores municipais (antes era o Banco do Brasil, agora é a Caixa Econômica Federal), alguns pouquíssimos servidores ainda não se regularizaram perante a nova instituição bancária, estando pendente abertura de novas contas ou conversão da conta corrente já existente para conta salário, sendo esse um ônus exclusivo do servidor, não podendo ser atribuída qualquer responsabilidade para a Prefeitura Municipal.

A título de exemplo, a folha de pagamento referente ao mês de abril está integralmente paga a todos os servidores públicos municipais, sejam eles efetivos, comissionados ou contratados, com as raras exceções citadas acima (em que o salário é disponibilizado ao servidor, mas este necessita sanar alguma pendência perante o novo banco), tendo sidos injetados na economia local, apenas com o pagamento da folha referente ao mês de abril R$ 3.193.171,25 (três milhões, centos e noventa e três mil, cento e setenta e um reais e vinte e cinco centavos).

De igual forma, é FALSA a afirmação de que no dia 03 de abril de 2023, fora celebrado um contrato entra a Secretaria Municipal de Orçamento e Nattan Produções Artísticas Ltda. O que houve foi a publicação de uma ratificação em regular processo de inexigibilidade de licitação.

Até a presente data não há qualquer contrato celebrado entre o Município de Anapurus e o artístico em questão, justamente na perspectiva se chegar a uma diminuição do valor orçado.

Blogs Parceiros