Bancada do Maranhão tem o menor índice de presença na Câmara Federal

A bancada do Maranhão é a que tem o menor índice de frequência entre todas as estaduais na Câmara ao longo dos cem primeiros dias de mandato. Em média, os deputados maranhenses tiveram assiduidade de 85,56% no período. Os dados são do Radar do Congresso, ferramenta do Congresso em Foco para monitoramento do Legislativo.

Dos 19 deputados que exerceram o mandato pelo estado até o momento, apenas Aluisio Mendes (Republicanos) e Rubens Pereira Junior (PT) foram a todos os 39 dias em que a presença era obrigatória até a quarta-feira da semana passada (10), data de conclusão do levantamento. Os dois deputados do Maranhão que tiveram menor índice de presença registrada foram Fábio Macedo (Podemos), com 67,5% de assiduidade, e Junior Lourenço (PL), com 66,6%.

Fábio Macedo atribuiu suas 12 ausências ao fato de ser líder de partido e do bloco. Segundo o parlamentar, a “correria” o fez perder algumas sessões. Ele relatou, ainda, ter passado por problemas de saúde no período. Todas as faltas dele, no entanto, foram justificadas e, por conseguinte, abonadas. Mais faltoso no Maranhão, Junior Lourenço só justificou uma de suas 13 ausências. O deputado não retornou o contato da reportagem. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Do Congresso em Foco

Blogs Parceiros