Definidos os inscritos para vagas de jurista do TRE-MA

 

Foi concluído na sexta-feira (26), o prazo para inscrição de advogados que queiram disputar as duas vagas de jurista no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão.

Durante a semana, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Paulo Velten, levou ao conhecimento da Corte estadual, a abertura de duas vagas na categoria jurista na Corte eleitoral.

Os encerramentos dos primeiros biênios das juízas Anna Graziella Santana Neiva Costa, no dia 17 de agosto de 2023, e Camilla Rose Ewerton Ferro Ramos, no dia 9 de novembro de 2023, foram comunicados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador José Luiz Almeida.

Para a vaga da juíza Anna Graziella, além da própria advogada, tivemos outras dez inscrições: Rafael Moreira Lima Sauaia, Tarcisio Almeida Araujo, Erno Sorvos; Gabriel Pinheiro Corrêa Costa, Mauro Henrique Ferreira Gonçalves Silva, Luís Paulo Correia Cruz, José Cavalcante De Alencar Júnior, Gilson Ramalho De Lima Elias Gomes de Moura Neto e Jorge Bezerra Ewerton Martins.

Já para a vaga da juíza Camila Ewerton, além da própria advogada, tivemos outras cinco inscrições: Rodrigo Maia Rocha, Américo Botelho Lobato Neto, Bertoldo Kligen Barros Rêgo Neto, Alteredo de Jesus Neris Ferreira e Arlindo Barbosa Nascimento Júnior.

A escolha dos nomes que serão enviados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está prevista para acontecer na sessão do Tribunal de Justiça do Maranhão do próximo dia 7 de junho. Serão escolhidas duas listas tríplices.

As listas serão analisadas pelos ministros do TSE para verificação dos requisitos constitucionais: 10 anos de advocacia e conduta ilibada. Após esta verificação, os nomes que estão de acordo com os requisitos são enviados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a nomeação.

Nomeação – Nesta semana, o presidente Lula nomeou dois membros para o TRE-MA. Amanda Almeida Waquim e Antônio Pontes de Aguiar Filho ocuparão as vagas de juízes substitutos. Eles ficam no lugar de Gilson Ramalho e Luis Fernando Guilhon Filho, cujos biênios se encerraram.

É aguardar e conferir.

Blogs Parceiros