Mais uma vez o Cortejo Junino deu início oficialmente ao São João do Maranhão, organizado pelo Governo Carlos Brandão (PSB).

Neste ano de 2023, o Cortejo Junino foi realizado na sexta-feira (26), tendo como ponto de encontro a Praça Deodoro, depois as diversas atrações juninas desceram a Rua Grande em direção ao palco da Praça da Fé, em frente a Casa do Maranhão, na Praia Grande.

Mais uma vez o governador Carlos Brandão fez questão de acompanhar o Cortejo Junino, mas neste ano a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), primeira mulher a comandar Pernambuco, esteve no evento à convite do governador maranhense.

Raquel Lyra que veio conhecer as práticas utilizadas na administração penitenciária e nas fábricas de ressocialização no Maranhão, com tratamento humanizado focado em medidas socioeducativas, aproveitou para conhecer um pouco da cultura maranhense.

“As ruas do Centro Histórico ficaram cheias de alegria e cultura com o tradicional cortejo junino. E ainda recebemos a governadora Raquel Lyra nesse momento de celebração e geração de emprego e renda. Nosso São João está só começando, com 2 meses de muito arraial no Maranhão! Volte sempre, Raquel, e espero que possa levar boas experiências para Recife. Conte conosco!”, destacou Brandão.

A governadora pernambucana destacou, nas suas redes sociais, a experiência vivenciada com um pouco do São João do Maranhão.

“Estou acompanhando o Cortejo Junino, com participação de bumba meu boi, abrindo o São João do Maranhão. Minha gente, é tão diferente do nosso. Mas, ao mesmo tempo, tão rico e tão importante quanto o nosso. Viva a Cultura Popular! Viva o Nordeste e suas tradições”, destacou Raquel Lyra, que é natural de Caruaru, uma cidade que também é muito rica na Cultura.

E foi assim que o Cortejo Junino abriu o São João 2023.