31/05/2023 – 11:33  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O relator Helder Salomão recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 6856/13, do Senado, que inclui grupos formais e informais de mulheres da agricultura familiar entre aqueles com prioridade na aquisição de alimentos destinados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Aprovado em caráter conclusivo, o projeto seguirá para sanção presidencial, caso não haja recurso para análise pelo Plenário.

O projeto altera a Lei 11.947/09, que criou o Pnae. Essa lei prevê que 30 % dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para o Pnae sejam destinados à compra de produtos diretamente de agricultores familiares ou de suas organizações, com prioridade para os assentamentos da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas.

A proposta do Senado acrescenta que, quando os alimentos forem adquiridos de família rural individual, ao menos 50% da compra será feita em nome da mulher.

O parecer do relator, deputado Helder Salomão (PT-ES), foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein