A Polícia Federal vai abrir investigação contra o grupo Mateus, de propriedade do mega empresário Ilson Mateus, por suposta afronta ao Código Eleitoral durante o segundo turno do pleito estadual de 2022.

A informação é do Ministério Público Eleitoral (MPE), que instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar as diligências investigatórias que serão realizadas pela Superintendência Regional de PF no Maranhão.

Segundo o promotor de Justiça, que desempenha funções eleitoral na 76ª Zona de São Luís, Abel José Rodrigues Neto, foi aberta uma apuração preliminar para apurar denúncias de que o Grupo Mateus teria criado obstáculos para que parte dos funcionários do Supermercado, denominado Super Turu, não pudesse votar no segundo turno das eleições do ano passado.

Ainda de acordo com o documento, os colaboradores não foram liberados com antecedência, precisando utilizar seu intervalo de descanso para votar, e se houvesse atraso, teria desconto nos salários.

O caso está sendo tratado como afronta ao art. 237 da Lei nº 4.737/65 – Código Eleitoral, que dispõe: “A interferência do poder econômico e o desvio ou abuso do poder de autoridade, em desfavor da liberdade do voto, serão coibidos e punidos”.