Vídeos gravados em dezembro de 2016, mas que apenas agora vieram à tona, mostram o advogado previdenciário Dalton Hugolino Arruda de Sousa dando uma pisa na sua ex-esposa, a fisioterapeuta Janayna do Socorro Muniz Arruda.

As agressões aconteciam dentro da casa onde eles moravam em São Luís, tudo na frente dos filhos e da domestica. Em uma das ocasiões, Janayna conseguiu com uma câmera de vídeo gravar o momento da agressão  pratica pelo seu então marido.

No vídeo, Janayna está em um compartimento da casa com a doméstica e os dois filhos, Dalta chega de camisa amarela segurando um cabo de carregador de celular, em seguida, usando o objeto, ele agride a mulher por inúmeras vezes e só para quando a domestica – segundo um dos filhos deles no braço – intervém.

– Dois mandados de prisão 

Dalton teve a prisão decretada duas vezes pela Justiça do Maranhão por agressão contra a ex-esposa. A primeira, no dia 17 novembro de 2021. De acordo com Janayna, as agressões foram constantes. Em uma das ocasiões, ele colocou o portão da casa ao chão com um veículo Jaguar que estava conduzindo. Segundo a política, Dalton agarrou a ex-mulher pelo pescoço após invadir o local. Ela foi salva pela guarda da Polícia Militar com evidentes sinais de que foi agredida.

Antes disso, por ameaças à ex-esposa, Arruda  já era alvo de medidas protetivas deferidas em seu desfavor. Já no dia 11 de março deste ano, a Justiça do Maranhão voltou a ordenar a prisão preventiva do advogado Dalton, após ele haver ameaçado de morte a ex-mulher. A decisão foi tomada pelo juiz Reginaldo de Jesus Cordeiro Júnior, da 1ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de São Luís, no bojo de uma ação penal em que Arruda é réu por descumprimento de medida protetiva de urgência e de violação de domicílio qualificado, ambos crimes em contexto de violência doméstica contra Janayna Muniz.