Moradores do povoado Cajueiro, no município de Afonso Cunha, informam que o empresário identificado como Mário César Bacelar Nunes Filho está realizando de forma indevida o desvio de água que deveriam estar abastecendo a comunidade.

Conforme um vídeo gravado por moradores e encaminhado à Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Maranhão, o empresário possui uma jazida irregular de seixo naquela região e realiza o desvio da vazão do sistema de abastecimento de água do povoado Cajueiro, para utilizar na lavagem do seixo extraído da jazida.

Ainda segundo os moradores, o poço o qual a água está sendo desviada foi construído com recursos públicos para levar água para todas as casas da comunidade e agora sendo impedido por tal ação.

“O empresário não possui autorização dos órgãos competentes e nem da prefeitura, além disso, tem prejudicado todas as famílias, pois a água não chega até as torneiras. Um verdadeiro furto de água potável a olho nu e a clara prática de um crime ambiental que precisa da atuação enérgica das autoridades competentes”, diz trecho do documento da denuncia.