Um deslizamento de terra foi registrado próximo a uma voçoroca, na noite dessa terça-feira (9), em uma rua do bairro Vila Isaías, em Buriticupu, cidade a 413 km de São Luís. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), uma residência que não era habitada foi engolida pela erosão, e não houve vítimas.

O deslizamento aconteceu por volta das 8h45 da noite, nas proximidades da rua Independência. Em uma ação rápida, conjunta e imediata do Corpo de Bombeiros Estadual e Defesa Civil de Buriticupu, foi realizada com sucesso as primeiras medidas de ação, como evacuação de pessoas próximas e reforço no isolamento da área.

“A gente reforça que sejam atendidas as recomendações de evacuação dos agentes de Defesa Civil municipal e do Corpo de Bombeiros para aqueles locais que foram identificados como locais de perigo iminente. Graças a Deus, o local ele se encontra sem vítimas, está isolado, e a gente pede que as pessoas não venham ao local e não adentrem o local que foi isolado, para prevenir outros acidentes”, diz o tenente-coronel Júnior, do CBMMA.

A prefeitura de Buriticupu disse que segue empenhada em resolver o problema do avanço do processo erosivo na cidade e que continua unindo forças com todos os entes federativos para agilizar, de forma mais rápida possível, a retirada de todas as famílias dessas áreas afetadas.

Voçorocas em Buriticupu

Buriticupu tem uma das maiores concentrações de voçorocas do país. Ao todo, 26 crateras avançam pela cidade há pelo menos 30 anos. Casas já foram ‘engolidas’ pelos abismos, e bairros inteiros estão ameaçados.

Em dez anos, cinco pessoas já morreram ao cair em voçorocas, no município de Buriticupu. No dia 1º de maio, um policial militar aposentado caiu em uma das crateras enquanto manobrava a própria caminhonete, mas foi resgatado com vida.

José Ribamar Silveira, de 71 anos, manobrava a caminhonete em uma área sem sinalização quando não viu a beirada do abismo e caiu de uma altura de aproximadamente 80 metros.

Do Imirante.com