Caso de racismo contra estudante em Jogos Escolares é investigado em São Luís

A Federação Maranhense de Desporto Escolar abriu uma investigação para apurar a suspeita de racismo durante uma partida dos Jogos Escolares de São Luís. O ataque, segundo a vítima, veio de torcedores que assistiam ao jogo de futsal.

Durante o jogo de futsal no domingo (21), um atleta do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) denunciou ter sofrido racismo. A vítima relatou ter ouvido gritos e xingamentos vindos da arquibancada, mas não pôde identificar as pessoas, pela quantidade de gente no local e por estar de costas para o público no momento dos ataques racistas.

Ainda segundo o estudante, as ofensas partiram de torcedores da equipe adversária, de uma escola privada de São Luís. Nas redes sociais, a escola Upaon-Açu se manifestou sobre o caso e disse que os árbitros que conduziram a partida disseram não ter ouvido qualquer falas discriminatórias de ambas as torcidas, mas que vai acompanhar o caso até que tudo seja esclarecido. Já a direção do Iema repudiou o preconceito sofrido pelo aluno.

Após a repercussão do caso, muita gente usou as redes sociais para reagir pedindo punição dos envolvidos. Segundo a Comissão de Promoção de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Maranhão (OAB-MA), que acompanha o caso, situações de racismo sofridas em ambientes escolares de São Luís cresceram. Em menos de um mês já foram registradas três ocorrências.

“ Nós temos vivenciado esses casos de racismo reiteradamente em rede pública escolar, e aí nos dialogaremos com os gestores, mas não exime escolas e instituições privadas também do fomento dessa política, porque a partir do momento que eu tenho uma construção coletiva, um evento, e pessoas se sentem legitimizadas a agredir o outro em razão da sua raça, cor, etnia ou procedência nacional, isso é racismo”, explica Caroline Caetana, da Comissão Igualdade Racial da OAB-MA.

Em nota, a Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) condenou o ataque sofrido pelo estudante da escola pública e disse que o caso está sendo apurado.

“Ao tomarmos conhecimento do episódio que aconteceu no dia 21, no domingo, na quadra esportiva, durante os nossos jogos, logo acionamos a coordenação geral dos Jogos Escolares Ludovicenses e prontamente entramos em contato com a coordenação disciplinar e educacional dos jogos para que façamos uma reunião na sexta-feira com todos os envolvidos no episódio, com os representantes das escolas, com os árbitros e o coordenador da praça esportiva para apurarmos o caso”, afirmou Romário Barros, secretário de Desporto e Lazer de São Luís.

Nas redes sociais, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB) também se manifestou sobre o caso. Ele disse que presta assistência ao aluno que sofreu os ataques e segue no combate à discriminação étnico-racial.

Do G1,MA

Blogs Parceiros