Durante Sessão Solene, realizada nesta quinta-feira,19, a Assembleia Legislativa do Maranhão fez a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao alagoano Gabriel Valeriano Sabino Tenório. A homenagem foi feita por meio da Resolução Legislativa nº 1.182/2023, oriunda do Projeto de Resolução Legislativa nº 035/2023, de autoria do deputado estadual Francisco Nagib.
A Sessão Solene foi presidida pelo deputado estadual Florêncio Neto e contou com a presença do deputado Francisco Nagib; do secretário de Estado de Articulação Política, Rubens Pereira, que representou o governador Carlos Brandão; do vice-prefeito de Matões, Oziel Silva; do secretário-geral da OAB-MA, Gustavo Mamede; da subsecretária de Articulação Política, Agnes Oliveira; de familiares e amigos do homenageado Gabriel Tenório, sua esposa Cecília Tenório e o filho Olavo e outros convidados. Gabriel Tenório nasceu em Maceió, no estado de Alagoas, tem 37 anos de idade, e, atualmente, é secretário-adjunto de Articulação Política do Governo do Maranhão.
Reconhecimento – Ao justificar a homenagem na tribuna, o deputado estadual Francisco Nagib disse que o alagoano Gabriel Tenório tem uma forte ligação com o Maranhão, história que começou em 1991, em Matões.
“Gabriel Tenório chegou ao Maranhão com 5 anos de idade, acompanhando seus pais, que escolheram a cidade de Matões para morar. E lá cresceu, estudou e, após formar-se em Direito, em Teresina, voltou para Matões para iniciar sua vida profissional e contribuir com a população daquela cidade. Hoje, ele é um grande líder político que trabalha fortemente por melhorias para a cidade, para a população matoense e com todo o estado. E hoje, a Assembleia Legislativa reconhece e agradece por sua dedicação ao Maranhão, tornando-o um Cidadão Maranhense, título que, tenho certeza, Gabriel Tenório honrará, com mais trabalho pelo nosso estado, especialmente por Matões, cidade que ele ama muito e atua para que se desenvolva e a população tenha acesso a políticas públicas”, afirmou Francisco Nagib, contando a trajetória do homenageado aos presentes à solenidade.
O agora Cidadão Maranhense, Gabriel Tenório disse que sentia uma enorme satisfação e honrado em estar na Assembleia Legislativa recebendo tão importante homenagem.
“Agradeço ao deputado Nagib e a todos os demais deputados desta Casa, pela lembrança, que considero uma grande homenagem a mim e à toda a minha família. A partir de hoje, ao receber o título de Cidadão Maranhense, eu passo a pertencer ‘legalmente’ não só a Matões como aos demais 216 municípios do nosso estado do Maranhão. Eu fico feliz demais com a homenagem, mas quero dizer que o título de Cidadão Maranhense, me orgulha, mas o que me faz sentir mais maranhense mesmo, matoense, é o amor que tenho por Matões. A minha vida mesmo foi construída aqui. Minha vida, minha família, minhas amizades e a minha profissão. Então, me considero de fato um maranhense. A palavra pertencimento para mim demonstra o meu amor ao Maranhão, a Matões. Obrigado a todos que estão aqui hoje e por esta homenagem”, afirmou Gabriel Tenório.
Rubens Pereira destacou que a concessão do título de Cidadão Maranhense a Gabriel Tenório foi uma decisão unânime da Assembleia Legislativa, o que mostra a importância dele para o Maranhão.
“Hoje, é um dia histórico para nós, pois marca o reconhecimento a Gabriel Tenório de toda sua dedicação e trabalho por nossa cidade de Matões e por todo o nosso estado. Só recebe este título quem muito trabalha e contribui com nosso estado e Gabriel é um dos cidadãos que o merece muito. Parabéns à Assembleia, a Nagib e a Gabriel, que ainda tem muito a contribuir com o Maranhão e Matões”, destacou o secretário de Articulação Política.