Utilizando o Grande Expediente na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Ricardo Arruda (MDB), fez questão de ressaltar a importância da viagem à China, realizada por uma comitiva do Governo do Maranhão, comandada pelo vice-governador Felipe Camarão (PT).

Ricardo Arruda integrou a comitiva e fez questão de iniciar explicando que todas as despesas da viagem foram custeadas pelo governo chinês. O parlamentar ressaltou que o desenvolvimento da China se deu em três pontos importantes e que poderiam ser observados pelo Brasil

“O primeiro ponto foram os investimentos maciços em educação. Perceberam o que a Coreia do Sul vinha fazendo e trilharam o mesmo caminho, ou seja, investimentos maciços em educação. Outro aspecto que ajuda a entender o crescimento fantástico da economia chinesa é que é uma economia que se voltou muito para o mercado interno. O governo investiu na industrialização, investiu em políticas que melhoraram a qualidade de vida da população e, dessa forma, criaram um mercado consumidor interno muito forte. O terceiro aspecto extremamente importante, e que eu acho que faz falta aqui no Brasil, política de longo prazo. As políticas foram pensadas a longo prazo, tanto as políticas educacionais, quanto as políticas industriais, quanto as políticas de ascensão social da população, ou seja, é pensado de longo prazo. Então isso ajuda a entender o porquê desse crescimento tão expressivo da economia chinesa nas últimas décadas”, afirmou.

O emedebista destacou que seria importante observar a política de exportação adotada.

“Nós temos de trabalhar para que nossos produtos que vão ser exportados, eles tenham valor agregados, isso é que promove riqueza, isso é que traz desenvolvimento para qualquer economia”, ressaltou.

Arruda destacou ainda que a viagem foi fundamental para o fortalecimento das relações comerciais e econômicas entre o Maranhão e a China. Na concepção do deputado, o mercado estaria aberto ao Maranhão, mas é preciso organização.

“Então se a gente conseguir se organizar, organizar as cadeias produtivas, identificar produtores, conferir escala, porque não adianta pensar em fornecer para China, se não tiver escala. Nós temos um mercado totalmente aberto com o comprador certo e pagando alto, um valor elevado pelos produtos que nós podemos produzir”, disse o deputado.

Ricardo Arruda finalizou ressaltando que a parceria pode ser sim construída e que os trabalhos desenvolvidos no Governo do Maranhão, por determinação do governador Carlos Brandão e do vice-governador Felipe Camarão, podem ser fundamentais para que isso efetivamente aconteça.

“Acredito que demos um passo importante para uma relação que seja bilateral, que seja de mão dupla e que gere riquezas para a China, mas que gere riquezas também para o Maranhão e os maranhenses”, finalizou.

É aguardar e conferir.