O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), seguirá por “mais alguns dias” no comando da pasta no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista nesta segunda-feira (8), após solenidades em favor da democracia, ele explicou como se dará a transição.

Dino também afirmou que Lula deve escolher em breve, o nome que o substituirá na pasta. Dino assume cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro.

“Espero que, até o final desta semana, o presidente [Lula] possa chegar a essa escolha, chegar a esse nome. Continuo no ministério garantindo a continuidade das atividades, junto com a minha equipe […] Terei essa presença por mais alguns dias no ministério, depois, venho para o Senado. Vou ficar no Senado 1 mês e uma semana”, declarou.

No período em que ele estiver no Senado, Ana Paula Lobato (PSB) retornará temporariamente à condição de suplente, para em seguida assumir em definitivo o mandato na Casa.

STF

Flávio Dino foi aprovado pelo Senado no fim de 2023 para substituir no STF a ministra Rosa Weber, que se aposentou do cargo em outubro. A posse do novo magistrado está marcada para 22 de fevereiro.