O Maranhão, infelizmente, segue com a pior coleta de lixo do Brasil, entre todos os estados brasileiros. As informações são do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados apontam que 90% das residências no Brasil possuem coleta direta ou indireta de lixo. No Maranhão, ainda temos 30% das casas sem a coleta de lixo.
No entanto, é importante destacar que o Maranhão foi o estado que mais ampliou a coleta de lixo na última década, passando de 53,5% para 69,8%. Só que, apesar do avanço, ainda tem a pior proporção nacional de cobertura na coleta de resíduos sólidos do país, seguido de Piauí (73,4%) e Acre (75,9%).
Com 99% do seu lixo recolhido, o estado de São Paulo apresentou o maior percentual de população atendida por serviços de coleta. Além de São Paulo, os outros dois destaques ficam com Distrito Federal com 98,8% e Rio de Janeiro com 98%.
Avançamos, mas precisamos avançar muito mais, para que o Maranhão deixe de ser o pior estado no índice de coleta de lixo no Brasil.
É aguardar e conferir.