Pelo menos um, dos 42 deputados estaduais do Maranhão, decidiu lançar publicamente sua candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

Nesta terça-feira (27), após a Assembleia Legislativa ser comunicada da aposentadoria do conselheiro Washington Oliveira, a partir de 1º de março, o deputado Carlos Lula (PSB), utilizando a Tribuna, anunciou que colocará seu nome na disputa.

“Eu quero dizer, com muita honra, estou candidato ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. Sei que o edital não foi lançado, mas como já temos um candidato [Flávio Costa] que já teria cerca de 30 assinaturas, coloco meu nome e vou conversar individualmente com cada um dos colegas deputados”, anunciou Carlos Lula.

Vale ressaltar que caberá a Assembleia Legislativa, através dos 42 deputados, indicar o nome do novo conselheiro do TCE-MA, em substituição a Washington Oliveira.

Para disputar a vaga, o pretendente, além de alguns pré-requisitos, precisa ter no mínimo o aval de 14 assinaturas de deputados. Ou seja, se efetivamente Flávio Costa já tiver 30 assinaturas a seu favor, Carlos Lula só alcançaria 12 nomes para lhe apoiar, salvo se algum parlamentar mudar de ideia.

Após a fala de Carlos Lula, dois deputados deram a entender que irão apoiar sua candidatura: Rodrigo Lago (PCdoB) e Fernando Braide (PSC).

É aguardar e conferir, mas ao que parece, pelo menos um deputado, publicamente, se incomodou com o fato do parlamento estadual, pela segunda vez consecutiva, não indicar um membro da AL do MA para o TCE-MA.