A pré-candidatura do deputado federal Duarte Júnior (PSB) à Prefeitura de São Luís ainda pode sofrer mais uma perda partidária importante.
Depois de perder o MDB e o PL, Duarte tem visto crescer, a cada dia, a possibilidade de perder o apoio do União Brasil.
O partido ainda não desistiu oficialmente de uma candidatura própria e ainda mantém o nome do deputado estadual Neto Evangelista como opção para disputar a Prefeitura de São Luís.
Pior é que o esvaziamento de partidos da pré-candidatura de Duarte, acaba fortalecendo e viabilizando outras opções. O PL, que possui o maior fundo partidário e maior tempo eleitoral no horário gratuito, depois de preterido por Duarte, pode seguir para um apoiamento a reeleição do atual prefeito Eduardo Braide (PSD) ou até mesmo uma aliança com o União em torno de Neto Evangelista, que seria desastroso para Duarte.
Já que com isso, Duarte ainda teria até sua ida a um eventual 2º Turno contra Braide comprometida, pois precisaria travar um embate inicial contra Neto no seu grupo político, para posteriormente pensar no atual prefeito.
Atualmente, Braide possui o apoio de três do dez maiores partidos (PSD, Republicanos e MDB), enquanto que Duarte teria o apoio de quatro (PSB, PT, PP e PSDB), PDT tem pré-candidatura e indefinidos estão União e PL.
Pior para Duarte que, muito atrás de Braide, precisaria de um bom tempo no horário eleitoral para tentar reverter o quadro, mas se o cenário seguir assim, ao invés de olhar para frente, Duarte precisará se preocupar é com o retrovisor.
É aguardar e conferir.