Desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) trocaram farpas com o presidente da Corte, Paulo Velten, durante sessão do Órgão Especial realizada na manhã desta quarta-feira (13).
O motivo da discussão acolourada foi a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que impediu o TJ de fazer a promoção do juiz Samuel Batista de Souza a desembargador, pelo critério de antiguidade.
Para os magistrados, Paulo Velten está retardando a escolha da lista tríplice do Quinto Constitucional, vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Maranhão (OAB/MA), e impedindo Samuel Batista de assumir o cargo.
Quando o presidente do TJ citou a decisão do CNJ foi confrontado Jorge Rachid e pressionado pelos demais colegas Nelma Sarney, Raimundo Barros, Ângela Salazar e José Jorge a dar celeridade ao processo.
Na ocasião, a desembargadora Nelma Sarney acusou Velten de desprezar os membros da Corte e a fala gerou um debate intenso entre os dois: “Sobre esse assunto não nos é dado nenhuma satisfação. O tribunal pleno criou as vagas, todos sabemos, cria uma expectativa entre todos os magistrados. Estou neste Tribunal há 22 anos e nunca vi uma situação dessa, de ninguém da satisfação para ninguém. A vossa excelência menospreza os demais desembargadores integrantes desse Tribunal”.
Durante a sua declaração a magistrada questiona motivo do riso: o senhor presidente ta rindo do que? E ele rebate: “eu tenho motivo para chorar?” E ela retruca: “A vossa excelência está demonstrando desprezo pelo que estou falando.”
Ao retomar a sua fala, Jorge Rachid pediu que o assunto fosse colocado em Questão de Ordem, o que não foi aceito pelo presidente. “Eu nunca vi isso nesse Tribunal. É uma falta de respeito”, disse Rachid.
Ângela Salazar fez questão deixar registrado o seu repúdio contra Paulo Velten, a quem acusou de estar sendo irônico com a desembargadora Nelma Sarney.
Assista ao vídeo completo a partir do minuto 42: