Pelo menos duas prefeituras do Maranhão – Trizidela do Vale e Apicum-Açu – decidiram atender a Recomendação do Ministério Público e cancelaram os shows que seriam realizados nos municípios e custeados com recursos públicos.

Em Trizidela, o MP recomendou o cancelamento do show do cantor Felipe Amorim, que receberia R$ 280 mil para cantar no aniversário da cidade. O MP lembrou ainda que até setembro de 2023, o município se encontrava em situação de calamidade pública, decorrente das enchentes do Rio Mearim (reveja).

A Prefeitura de Trizidela do Vale, apesar de atender a Recomendação do MP, lamentou e emitiu uma Nota a população.

Em Apicum-Açu, o MP recomendou o cancelamento de eventos festivos no município, com aplicação irregular de verbas públicas. O MP, ao encaminhar a Recomendação, lembrou que na cidade há problemas no pagamento dos salários de servidores municipais, na distribuição da alimentação escolar e medicamentos, além da péssima situação das estradas vicinais e vias públicas da cidade. Moradores também lidam com dificuldades nos serviços de transporte escolar, saúde, iluminação e coleta de lixo, entre outras atividades essenciais.

Diante da Recomendação do MP, o prefeito de Apicum-Açu, Zequinha Ribeiro (PSC), decidiu cancelar a festa de aniversário da cidade, marcada para o dia 10 de outubro. O evento contaria com atrações como o trio de DJs Tudão Crocodilo Bicho Bom.

Sendo assim, Trizidela do Vale e Apicum-Açu atenderam a Recomendação do MP.