O prefeito Eduardo Braide entregou, neste sábado (30), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III, no bairro Calhau, em São Luís. O novo centro representa um passo importante da Prefeitura de São Luís na ampliação da rede de atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental na capital maranhense.

“O CAPS III está pronto para receber aqueles que necessitam de ajuda. Até 55 pessoas serão atendidas por dia aqui, totalizando 1,4 mil atendimentos ao longo do mês. Sabemos que a saúde mental é uma parte essencial do bem-estar geral, e é nosso dever garantir que todos tenham acesso a serviços de qualidade. O CAPS III representa nosso compromisso em promover um ambiente onde todos possam buscar ajuda sem medo ou preconceito”, disse o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama Graziela Braide.

Com uma infraestrutura moderna e acolhedora, o novo espaço do CAPS III, requalificado por meio das secretarias Municipais de Saúde (Semus) e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), oferece um ambiente propício para o atendimento clínico e terapêutico de alta qualidade. A equipe multiprofissional que compõe o centro inclui médicos psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, profissionais de educação física e terapeutas ocupacionais, assegurando um tratamento abrangente e personalizado.

As instalações do CAPS III são projetadas para garantir o conforto e a privacidade dos pacientes. O centro conta com duas salas de atendimento individual, um banheiro para pessoas com deficiência (PCD), uma farmácia, duas enfermarias (uma feminina com três leitos e uma masculina com dois leitos), uma sala de oficinas, cozinha, lavanderia, dispensa e uma sala multiuso. O novo equipamento de atenção à saúde mental permitirá um atendimento individualizado e grupal, terapêutico e, não menos importante, proporcionar apoio às famílias, que desempenham um papel fundamental na jornada daqueles que precisam de suporte.

CAPS III – A unidade fica localizada no Calhau (Rua das Agulhas Negras, quadra 06, número 11). O CAPS é um serviço de saúde aberto, sem necessidade de agendamento, com atendimento exclusivo para adultos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A entrega deste novo CAPS fortalece a rede municipal de cuidado com a saúde mental, que conta também com dois ambulatórios (Farina e Clodomir Pinheiro Costa) e os Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, e Álcool e Drogas.