A prefeitura de Pastos Bons, divulgou em suas redes sociais, advertindo a população sobre os riscos que as queimas podem causar as pessoas, além de ser uma ação tipificada como crime ambiental previsto em lei, sob pena de prisão e multa.

É necessário que a população, principalmente aqueles, que tem o hábito de juntar entulho e lixo para atear fogo, evitem ao máximo praticar a ação, tendo em vista que pode causar sérios riscos à saúde pública, além de prejudicar a vegetação nativa e os animais.

Um levantamento feito pelo MapBiomas Brasil mostrou que, no primeiro semestre de 2023, 2,15 milhões de hectares no Brasil foram queimados. O instituto, formado por organizações não governamentais (ONGs), universidades e empresas de tecnologia, apontou que o número representa uma diminuição de 1% do total da área queimada no mesmo período do ano passado. Apesar disso, o volume de queimadas na Amazônia e a expectativa do fenômeno El Niño preocupam especialistas.

Segundo o levantamento, 68% de todas as queimadas aconteceram na Amazônia. O bioma teve 1,45 milhão de hectares queimados, um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano passado. 84% das áreas queimadas em todo o País representavam zonas de mata nativa.

O cerrado foi o segundo bioma mais afetado; na área, foram 639 mil hectares destruídos, o que representa 30% do total de queimadas no País. O número de hectares afetado foi 2% superior ao primeiro semestre do ano passado. Vale lembrar que no cerrado algumas queimadas são realizadas como estratégia de prevenção de incêndios florestais do Manejo Integrado do Fogo (MIF).