Prefeitura de São Luís inicia vacinação contra a gripe inicia neste sábado

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia neste sábado (16), a campanha de vacinação contra a gripe com a meta de imunizar 354.179 pessoas contra o vírus influenza. As 13 unidades do Saúde na Hora vão funcionar das 8h às 12h, para receber o público-alvo, estabelecido pelo Ministério da Saúde. A vacinação contra a influenza foi antecipada devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, lembra a importância da vacinação para reduzir o risco de complicações da gripe e internações hospitalares. “A gripe é uma infecção viral e autolimitada, mas que pode evoluir para formas mais graves até levando ao óbito, e a vacina protege contra os principais vírus em circulação no Brasil, por isso, esperamos que o público elegível atenda ao chamado e compareça aos postos de vacinação”, disse o gestor.

Na campanha serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade (18 anos ou mais), funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (necessário comprovação), quilombolas, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, pessoas em situação de rua, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários.

A partir de segunda-feira (18), todas as salas de vacinação das unidades de saúde da rede municipal estarão funcionando das 8h às 17h. A coordenadora de Imunização da Semus, Charlene Luso, lembra que a população também pode fazer a atualização de outras vacinas. “O público-alvo deve apresentar o documento de identidade e também o cartão de vacinação, pois a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes que estejam em atraso”, afirma.

A gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório e se dissemina facilmente em epidemias sazonais. A transmissão acontece principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada.

Unidades de saúde que vão funcionar neste sábado (8h às 12h) – Centro de Saúde Amar; Centro de Saúde Liberdade; Centro de Saúde São Francisco; Centro de Saúde Turu; Centro de Saúde Cohab Anil; Centro de Saúde Genésio Ramos Filho; Centro de Saúde Dr José Carlos Macieira; Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa; Centro de Saúde Vila Nova; Centro de Saúde São Cristóvão; Centro de Saúde Fabiciana Moraes; Centro de Saúde Santa Bárbara e Centro de Saúde Antônio Carlos Reis.

Blogs Parceiros