O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB), recebeu em sua residência o governador em exercício do Piauí, Themistocles Filho (MDB), na sexta-feira (15). O encontro, segundo o próprio deputado maranhense, foi “para tratar de assuntos de interesse do Maranhão, do Piauí e nosso Nordeste”.
No entanto, o que mais chamou atenção mesmo foram os políticos presentes no encontro, os deputados estaduais Fernando Braide (PSC), Rodrigo Lago (PCdoB) e Leandro Bello (Podemos), além da senadora Ana Paula Lobato (PSB) e a superintendente do IBAMA e presidente do Solidariedade no Maranhão, Flávia Alves.
Desde o retorno de Othelino para a AL, tem se especulado a criação de um grupo de Oposição ao Governo Brandão.
Nas duas últimas semanas, a relação ficou ainda mais tensa, já que o deputado Carlos Lula (PSB) lançou sua candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e o Solidariedade ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o sistema de escolha do novo conselheiro, o que fez inclusive suspender o processo tramitando na AL.
Também na sexta-feira, esses mesmos políticos comemoraram uma decisão do STF contra o Governo Brandão, sobre os juros dos precatórios do Fundef no Maranhão.
Pode até ser mera coincidência, mas alguns deputados, justamente os apontados como futuros oposicionistas, estão cada vez mais juntos.
É aguardar e conferir.