A gestão de Eduardo Braide (PSD) decidiu contratar uma empresa da Paraíba por R$ 25,7 milhões para gerenciar o parque de iluminação pública de São Luís.

O contrato foi firmado via Secretaria Municipal de Obras e Serviços (SEMOSP) com a EIP Serviços de Iluminação Pública Ltda, de propriedade de Rodrigo Villachan Ramos e Selma Maria de Barros Fonseca Ramos Filha.

O gerenciamento inclui manutenção e operação dos pontos de iluminação pública, a elaboração de projetos executivos e orçamentos, a execução e recebimento de obras, entre outros serviços.

O contrato foi publicado no Diário Oficial do Município com vigência de 12 meses, porém o Executivo Municipal não detalha se a contratação ocorreu de forma emergencial ou se passou pelo processo licitatório.

Em agosto de 2023, o Ministério Público abriu uma investigação para apurar se houve superfaturamento, favorecimento ou outras ilegalidades na contratação da F. M. Rodrigues & Cia LTDA, que foi feita com dispensa de licitação pelo valor de R$ 13,1 milhões.

A empresa era responsável pelo gerenciamento do parque de iluminação pública da capital.